Saúde não se limita apenas ao corpo. Inclui também a mente, as emoções, as relações sociais, a coletividade, o meio em que se vive, o estilo de vida.

Saúde não é apenas ausência de doença, é muito mais que isso. Com o avanço da medicina e evolução dos tratamentos, houve uma mudança na forma de se ver e tratar o ser-humano, valorizando-o como um ser bio-psico-social, que deve receber cuidados de maneira integral com ações para melhorar sua qualidade de vida.

Nas instituições de saúde, há um envolvimento de vidas de inúmeros indivíduos. Vidas humanas, com suas particularidades e subjetividades. É um espaço coletivo onde transitam, trabalham, recebem cuidados ou fornecem cuidados, pessoas das mais variadas individualidades.

Assim, é necessário unir conhecimento técnico e científico à uma prática que considere e respeite a singularidade das necessidades do paciente e do profissional. A humanização da assistência à saúde refere-se à conquista de uma melhor qualidade no atendimento à saúde do usuário e de melhores condições de trabalho para os profissionais.